O canil Chaputepek tenta ainda hoje, aprimorar e obter mais adeptos a essa raça tão nobre. Buscando sempre o "cão mais perfeito", dentro dos padrões e sem nenhum problema de aprumos ou quaisquer patologias, fazendo exames radiológicos (chapas de displasia coxofemural e de cotovelo), tentando unir em um acasalamento a melhor genética e o melhor fenótipo para obter um cão de boa qualidade. O dono ou futuro dono de um Mastiff, deve estar ciente de quais são os padrões exigidos por criadores e Associações no mundo todo em relação à raça, pois só assim poderá tanto estar bem preparado para adquirir um bom cão, verificar a idoneidade do criador ou do canil. Caso tenha interesse em participar de campeonatos e exposições o dono poderá saber se seu cão o esta apto para tal.

Aqui disponibilizamos o arquivo em pdf da Confederação Brasileira de Cinofilia com todos os dados, bem como o texto integral para leitura abaixo.

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Filiada a FCI- Fédération Cynologique Internationale

Padrão Oficial da Raça Mastiff

Grupo 2

Pinsher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suiços

Seção 2

Molossóides

Seção 2.1

Tipo Mastife

Padrão FCI n o

264 ­ 18 de abril de 2007.

Utilização

Grã­Bretanha

Utilização

Guarda e defesa - Sem prova de trabalho

Aparência Geral

Exibir

A cabeça, em seu contorno dá uma aparência quadrada quando vista de qualquer ângulo. Uma boa largura é altamente desejada, sendo a relação entre o comprimento de toda cabeça e a face é de 2/3. Corpo maciço, largo, profundo, longo, de construção poderosa sobre pernas bem separadas e colocadas de forma quadrada. Músculos nitidamente definidos. O tamanho grande é muito desejado se combinado com qualidade. Altura e substância são dois pontos importantes quando proporcionalmente combinados. Grande, maciço, poderoso, simétrico e de construção bem estruturada.

Comportamento / Temperamento

Exibir

Uma combinação de grandeza e coragem. Calmo, afetuoso aos donos, mas capaz de guardar.

Cabeça

Exibir

Região Craniana - Crânio
Largo entre as orelhas, testa lisa, mas com rugas quando está em atenção. As sobrancelhas (arcadas superciliares) são ligeiramente proeminentes. Músculos temporais e masséteres bem desenvolvidos. O perfil do crânio é suavemente arqueado; o sulco sagital se inicia entre os olhos e se estende até o meio da sutura sagital.

Região Facial - Trufa
Larga, com narinas bem abertas quando vistas de frente; achatada (nem pontuda, nem arrebitada), de perfil.

Região Facial - Focinho
Curto, largo abaixo dos olhos, mantendo, praticamente, a mesma largura atéa ponta da trufa; truncado, isto é, abrupto e talhado quadrado formando um ângulo reto com a linha superior; de grande profundidade da ponta do nariz até a mandíbula. O comprimento do focinho é igual a 1/3 do tamanho total da cabeça. A circunferência do focinho (medido a meia distância dos olhos à trufa) é igual a 3/5 do perímetro do crânio (medido antes das orelhas).

Região Facial - Lábios
Divergem, formando um ângulo obtuso com a linha superior do focinho, sendo sutilmente pendentes, de maneira a apresentar um perfil quadrado.

Região Facial - Maxilares / Dentes
Mandíbula larga até o fim. Caninos saudáveis, poderosos e bem separados. Mordedura em tesoura, em torquês (nivelados) ou ligeiro prognatismo inferior. Incisivos inferiores nunca visíveis quando a boca está fechada.

Região Facial - Olhos
Pequenos, bem afastados, separados por um espaço onde caberiam dois olhos. Stop entre os olhos bem marcado, mas não muito abrupto. De cor marrom avelã, sendo que, quanto mais escuros, melhor. Não devem mostrar a terceira pálpebra.

Região Facial - Orelhas
Pequenas; finas ao toque, bem separadas, inseridas na parte mais alta das aterais do crânio, de modo a sugerir uma libha contínua de uma orelha à outra, passando pelo topo do crânio; portadas dobradas e caídas rentes às faces, quando em repouso.

Pescoço

Exibir

Ligeiramente arqueado, moderadamente longo, bem musculoso e medindo, em circunferência de 2,5 a 5 cm a menos que a medida do crânio tomada antes das orelhas.

Tronco

Exibir

Dorso e Lombo
Largos e musculosos; planos e muito largos nas fêmeas; ligeiramente arqueados nos machos.

Peito
Largo, profundo e bem descido entre os anteriores. Costelas arqueadas e bem redondas. Falsas costelas profundas e bem inseridas em direção aos íleos. O perímetro torácico é 1/3 maior que a altura no ombro.

Linha Inferior
Grande profundidade dos flancos.

Linha Inferior
Grande profundidade dos flancos.

Cauda

Exibir

Inserida alta, alcançando os jarretes ou um pouco abaixo deles;larga na raiz e afinando para a ponta; pendente reta em repouso, mas formando uma curva com a extremidade apontando para cima, mas não sobre o dorso, quando o cão está em ação.

Membros

Exibir

Anteriores
Retos, fortes e colocados bem separados; ossos largos.

Ombros / Braços
Ligeiramente inclinados, pesados e musculosos.

Ombros / Braços
Ligeiramente inclinados, pesados e musculosos.

Cotovelos
Quadrados

Metacarpos
Retos

Posteriores
Largos, amplos e musculosos.

Pernas
Bem desenvolvidas.

Jarretes
Angulados, bem separados e bastante aprumados tanto quando parado, como em movimento.

Patas

Exibir

Largas e redondas. Dedos bem arqueados. Unhas pretas.

Movimentação

Exibir

Poderosa, com fácil alcance.

Pelagem

Exibir

Pêlos
Curto e assente, mas não muito fino sobre os ombros, pescoço e dorso.

Côr
Fulvo abricó, fulvo prateado, fulvo ou fulvo tigrado escuro. Em qualquer destes casos, o focinho, as orelhas e a trufa devem ser de cor preta, assim como a região em torno dos olhos estendendo­se para cima entre órbitas.

Faltas

Exibir

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

Faltas Graves

Exibir

Incisivos visíveis quando a boca está fechada.

Faltas Eliminatórias

Exibir

Agressividade ou timidez excessiva.

Notas

Exibir

Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal. Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.